Em homenagem ao Dia da Capoeira e dos Capoeiristas, foi realizada uma Sessão Especial no Plenário da Câmara Municipal de Governador Mangabeira, na quarta-feira (03). Proposta pelo vereador Derlan Queiroz (PP), a comemoração teve como objetivo condecorar, dar visibilidade a uma das mais importantes expressões culturais afro-brasileiras e celebrar a luta, resistência e a cultura que vem crescendo a cada dia na região.
O Mestre Medicina Luís Rocha, um dos convidados da mesa de honra e orador oficial da solenidade, afirmou se sentir muito grato ao ver uma manifestação cultural sendo realizada em espaços como a Casa Legislativa. Além disso, falou sobre a importância da capoeira em sua formação enquanto cidadão e profissional “os benefícios que a capoeira trás, nenhum dinheiro no mundo paga”, disse o capoeirista.
O presidente da Câmara, Gicélio Dias, enfatizou que todos os projetos em nome da capoeira, que chegaram até a Casa, foram pautados e atendidos. Gicélio, ainda relatou que, mesmo de forma silenciosa, trabalhou e trabalha incentivando o crescimento da capoeira na cidade, por entender a necessidade de acolhimento, pois enquanto praticante de artes marciais reconhece o poder transformador dessas práticas de arte e cultura na vida de cada indivíduo, que influenciam diretamente na formação do caráter e na forma de agir de cada esportista. O vereador finalizou sua fala comunicando que as portas da Câmara sempre estarão abertas para trabalhar e proporcionar melhoras a categoria.
Durante o evento, os professores e representantes dos grupos de capoeira da cidade receberam diplomas de menção honrosa em reconhecimento pelo belo trabalho desenvolvido no município.
Estiveram presentes, Wesley Costa representando o grupo Edu Capoeira, Alisson Gonzaga, do grupo Raça, Naiara do grupo Renascer, Gabriel do grupo Berimbau Maneiro, o Secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Albano Fonseca, representando o Prefeito Marcelo Pedreira, o Sec. De Relações Institucionais Fábio de Telinho, a Sec. de Políticas Especiais, Daniele Alves e o Procurador da Câmara Municipal, Orlando Araújo Junior.
Já o autor da proposição, iniciou seu discurso dizendo que a data além de ser uma atividade comemorativa, é uma atividade de luta e resistência. Derlan ressaltou a importância da categoria estar presente no espaço da Casa Legislativa, onde podem reivindicar, expressar suas frustações e conquistas, marcando um momento histórico para Governador Mangabeira. O vereador também registou sua satisfação em dialogar e trabalhar com o Prefeito Marcelo Pedreira, que tem atendido as demandas da classe e agradeceu por todo apoio e parceria. Para trazer mais benefícios aos capoeiristas, o parlamentar informou ter enviado um ofício ao Gestor Municipal, solicitando novo fardamento e tatame, e que na Câmara fez indicação para implementar o projeto de capoeira nas escolas, também como um projeto de lei que está em tramite na Casa, para que se torne lei, no âmbito municipal, a comemoração do Dia da Capoeira.
O vereador Zé Mário Bonsucesso, parabenizou os capoeiristas por todo esforço feito pelos jovens e crianças e destacou como seu mandato tem colaborado para o fortalecimento da capoeira no município, através de um projeto de lei que instituiu a Semana da Capoeira e solicitou que a proposta seja mais valorizada nas escolas.