A noite do dia 03 de agosto, foi marcada pela solenidade em homenagem aos capoeiristas, na Câmara Municipal de Governador Mangabeira. A solenidade que é uma proposta do vereador Derlan Queiroz, aconteceu pelo segundo ano consecutivo na Casa Legislativa, reconhecendo a luta, a resistência e a história da capoeira no município e também no país.
Derlan contou que entrou na capoeira para motivar sua filha, que é praticante desde os 4 anos de idade e, enquanto parlamentar, para conhecer as dificuldades dos grupos instalados no município. O vereador ainda salientou a importância dos alunos valorizarem seus mestre, contramestres e professores, que além do trabalho diário, a noite dão aula, para disseminar a cultura, a inclusão social e o bem estar da saúde. Concluindo seu discurso, Derlan expôs como seu mandato tem sido um instrumento de luta, levando as reivindicações da categoria até o Governo Municipal.
Neste ano a Sessão Especial teve como Orador Oficial o capoeirista Daniel Pereira Tosta, batizado pela capoeira como Mestre Perna de Sapo. Daniel, relatou como a capoeira foi um agente transformador em sua vida, quando ainda adolescente, na cidade de São Félix, conheceu a arte esportiva através do Mestre Medicina (Dr. Luiz Rocha), a quem teve como referência. Como professor de capoeira, ministrou aulas em diversas comunidades rurais de Governador Mangabeira e conheceu diversos países, onde pôde perceber como o povo estrangeiro valoriza a cultura afro-brasileira.
O mesmo finalizou sua fala deixando uma reflexão aos capoeiristas sobre a responsabilidade de cada individuo sobre seu sucesso ou estagnação.
Já o prefeito Marcelo Pedreira falou sobre a importância da realização da sessão para que os Poderes possam demonstrar o reconhecimento, o carinho e gratidão à expressão da cultura, do social e do esporte, que encaminha e transforma vidas.
Como chefe do Poder Executivo, Marcelo salientou como tem colaborado para o desenvolvimento da classe esportiva, a exemplo dos dois últimos projetos sancionados de autoria dos vereadores Derlan Queiroz e Zé Mário, como também a entrega de fardamentos dos grupos e liberação de espaços públicos para os treinamentos.
O presidente Fábio de Telinho finalizou a solenidade ressaltando como a atual gestão sempre está disposta para fazer os investimentos necessários para contemplar os capoeiristas.
O chefe do Legislativo parabenizou a todos capoeiristas e agradeceu a presença.