Câmara realiza Sessão Solene em celebração ao Dia da Consciência Negra

Em Sessão Solene realizada na Câmara Municipal no último sábado (20), vereadores e convidados comemoraram o Dia Nacional da Consciência Negra, onde 11 personalidades foram homenageadas com a entrega das Medalhas de Honra ao Mérito Zumbi dos Palmares. A solenidade foi presidida pelo vereador Gicélio Dias e as boas-vindas ficaram por conta do vereador Derlan Queiroz.

O objetivo da comemoração do Dia da Consciência Negra é fazer uma reflexão quanto a importância da história e da luta povo negro e da cultura africana no Brasil. A data também serve para reforçar as ações para combater o racismo e a desigualdade na sociedade brasileira.

O Orador Oficial foi o professor e historiador Alex Sandro da Conceição Brandão, que discorreu sobre o tema falando sobre o quanto é fundamental estudar sobre a história do povo negro e como base citou o jornalista Laurentino Gomes “um país que não estuda sua história é incapaz de entender a si mesmo”. Em seguida fez uma explanação entre o passado e o presente com referência ao racismo nas mais diversas camadas da sociedade, a exemplo do racismo nos campos de futebol. Além disso, Alex trouxe em sua fala a reflexão sobre o racismo e de que maneira podemos supera-lo, enfatizando que esse é um compromisso de todos, não bastando ser não racista e que é preciso também ser antirracista, pois, dizer que não é racista cria uma lacuna, a qual precisa ser preenchida com ações todos os dias. O mesmo finalizou dizendo que buscou em seu discurso comprimir uma das funções centrais do historiador: buscar de forma ampla a compreensão entre o passado e o presente.

Neste ano, foram agraciados com a Medalha de Honra ao Mérito 11 homenageados. O vereador André de Amanda prestou homenagem a Izael Neri da Conceição, enquanto o vereador Balbino do Táxi entregou a medalha para Maria Josefina Fraga Teixeira. Já o presidente da Câmara, vereador Gicélio, homenageou Rubens Lopes de Oliveira, e o vereador Mário Santana indicou Gilberto Zacarias da Silva. O vereador Derlan Queiroz entregou a medalha a Gisele Moreira da Silva Oliveira, e o vereador Ladson Rocha prestou homenagem a Maria Ângelo do Vale. Por sua vez, o vereador Josemário Bonsucesso homenageou Joselito da Conceição Silva, enquanto a vereadora Ane do Sindicato indicou Nivaci Café dos Santos Reis. O vereador Anderson Gomes prestou homenagem a Antonilda Conceição Santana dos Anjos, e a vereadora Elisa da Paixão entregou a medalha a Alaize dos Santos Conceição.

Além dos parlamentares e convidados, estiveram presentes a sociedade civil que vieram prestigiar o evento, o Prefeito Marcelo Pedreira, os secretários municipais e representantes de instituições.