Câmara realiza solenidade em aos 61 anos de Governador Mangabeira

A Câmara de Vereadores realizou nesta última terça-feira, 14, a Sessão Solene comemorativa aos 61 anos de Emancipação Política do município de Governador Mangabeira. O evento que foi marcado pela homenagem a 11 personalidades não naturais da cidade e que receberam o Título de Cidadão Mangabeirense, contou com a presença dos vereadores da Casa Legislativa, do Prefeito Marcelo Pedreira, o Deputado Estadual Pedro Tavares, secretários municipais e lideranças políticas da região. A entrega dos Títulos acontece anualmente durante a solenidade do aniversário do município a pessoas que prestam relevantes serviços à comunidade e que contribuíram para o desenvolvimento de Governador Mangabeira.

Presenteado a cidade, o presidente da Casa, Fábio de Telinho realizou a doação da motocicleta da Câmara para a Secretaria de Serviços Públicos, afim de contribuir para a fiscalização no município. Também foi inaugurada a Sala dos Vereadores, proporcionando comodidade, conforto e privacidade para os vereadores e assessores em seus atendimentos. A sala é totalmente equipada com computador, impressora, ar condicionado e móveis novos.

Após o presidente Fábio de Telinho realizar a abertura da solenidade, o servidor da Câmara, Genivaldo da Cunha foi convidado para realizar uma oração, na qual agradeceu a Deus pelo zelo com Governador Mangabeira e pediu um futuro feliz para a cidade. Dando as boas-vindas o vereador Derlan Queiroz saudou a todos e destacou que a data de comemoração da emancipação da cidade também é o aniversário de todos, por ser uma história em que todos tem uma contribuição no processo de construção e ressaltou a importância do desafio da luta dos direitos humanos e sobretudo dos direitos das mulheres.

Dando seguimento, o presidente apresentou nominalmente todos os 11 homenageados aos presentes, os quais foram aplaudidos calorosamente pela plateia ao se levantaram a cada nome chamado.

O Plenário lotado presenciou momentos de emoção e alegria, e também se enriqueceram de conhecimento através da palestra do Orador Professor Luciano Dantas, que destacou que um aniversário significa renovação, comemoração as vitórias e que a partir dele nos projetamos para o futuro. Ainda em sua oratória, Luciano Dantas realizou uma reflexão acerca dos primórdios para processo emancipatório de Governador Mangabeira.

Além das 11 homenagens, neste ano a Casa Legislativa congratulou três escolas pelo tempo de funcionamento e 3 pessoas por relevante significado na história de Mangabeira: 45 anos do Colégio Estadual Professor Edgard Santos; 39 anos do Centro Educacional Professor Agnaldo Viana Pereira; 30 anos do Centro Educacional Angelita Gesteira; ao senhor Geraldo Gonçalves Santana e as senhoras Miriam Eufrásia Fonseca Machado e Rosália Pereira Barbosa.

O Chefe do Poder Executivo ressaltou a alegria em estar participando mais um ano desse momento solene, onde se pode rememorar o passado, falar do presente e projetar o futuro. Marcelo Pedreira anunciou um Decreto Municipal para formação de uma comissão que, ao longo de 2023 trabalhará na produção de um livro contando desde o princípio da história de Governador Mangabeira, que será lançado em 2024. O prefeito também falou sobre as comemorações do dia 14 de março e destacou a alegria da população durante a passagem do desfile cívico, apontando o importante momento de reverência a história de Governador Mangabeira, onde a população demonstrou seu amor e jubilo ao município.

Finalizando a Sessão o Presidente Fábio de Telinho, fez uma homenagem a todas as mulheres pela passagem do dia 8 de Março, entregando rosas a diversas mulheres que estiveram presentes.

Segue abaixo a lista dos homenageados ao Título de Cidadão Mangabeirense 2023:

Homenageada: Patrícia Keiko Kataoka – Ver. Josemario Santana Bonsucesso
Homenageado: Raimundo de Sena Rios – Ver. Gicélio Dias da Silva
Homenageado: Dilton Magalhães de Souza – Ver. Derlan Queiroz da Silva
Homenageado: Ronaldo Esteves de Jesus Santos – Ver. Balbino Lopes Santana
Homenageada: Neuraci de Oliveira Sacramento – Ver. Terezinha Conceição (Ane do Sindicato)
Homenageado: Roberto Antônio Liberalesso – Ver. André Sena de Almeida
Homenageado: Marcos Luiz dos Santos Alves – Ladson Rocha da Silva
Homenageado: Francisco Carlos Valentim Júnior – Ver. Elisa Paixão do Nascimento
Homenageada: Maria das Graças Passos de Santana Santos – Ver. Miguel Gonçalves Fiuza
Homenageado: Dr. Daniel Sampaio Neves Fábio – Ver. José Mário Souza Santana
Homenageada: Laurinda Teles – Ver. Fábio Antônio O. de Almeida (Fábio de Telinho)